Esquerda jogando com a direita

Esquerda jogando com a direita – Mesmo correndo o risco de eu ser chamado de “homem de uma nota só” (lembram do ex-ministro Cristovam Buarque?), volto a bater na mesma tecla.

Se a esquerda entende que houve um golpe em 2016, esse só pode ser um golpe de Estado. E se houve um golpe de Estado, assim como eu entendo, é porque não há mais democracia, nem leis e nem uma Constituição.

Então, quando a esquerda diz ou menciona a Constituição, o Direito, etc, contribui para fortalecer o discurso da direita, de que, tudo o que houve em 2016, foi dentro da legalidade constitucional, tanto que a esquerda continua mencionando e enaltecendo a existência da democracia, das leis, do Direito, etc.

Esquerda jogando com a direita
Esquerda jogando com a direita

Esquerda jogando com a direita

Se há dois campos políticos opostos, com discursos completamente diferentes, ao menos em tese, o mesmo deveria existir para o contexto em que vivemos.

Ou seja, enquanto a direita diz que a destituição da presidenta eleita Dilma Rousseff foi dentro da legalidade, respeitando o rito e as normas legais, e a esquerda entende justamente o contrário, o discurso da esquerda e de suas principais lideranças, deveria sempre dizer que o que houve foi um golpe de Estado porque houve a quebra dos preceitos legais e uma mudança radical de política.

Além disso: e que a partir desse golpe,  não há mais democracia, nem leis, nem Constituição, e que a condenação de Lula, na primeira instância da Justiça Federal, em 12/06/2017, é consequência dessa falta de legalidade constitucional nesse momento da história, e que por isso (a concretização do golpe de Estado), os posicionamentos dos representantes do campo da esquerda, nos governos e no Parlamento, não iriam considerar Michel Temer como presidente da República, mas como golpista, e por isso, também não iriam considerar o referido governo.

Mas, infelizmente, governadores que se dizem do campo da esquerda, que se dizem petistas, se reúnem com representantes e ministros de um governo que o partido em que pertencem, dizem ser golpista, tudo isso, contribui para que continue a existir na sociedade a sensação de que continuamos a viver na mais plena normalidade.

...

Dessa forma, a esquerda está jogando com a direita e beneficiando-a.

Claudio Ritser

Claudio Ritser, analista político e autor do livro “Política sem ilusão: das alianças nos governos Lula e Dilma à crise política e impeachment”.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Sua opinião é importante, educação e respeito são sempre bem-vindos!

wpDiscuz
Close