
A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, nesta sexta-feira (20), uma megaoperação contra o “núcleo político” do Comando Vermelho no estado. Ao todo, a operação cumpre 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão.
A ação foi batizada de Erga Omnes, que em latim significa “contra todos”. A operação investiga tráfico o internacional de entorpecentes, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e a violação de sigilo funcional.
Os mandados são cumpridos em Manaus, Belém (PA), Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Estreito (MA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
Esposa de Ramagem falta a perícias e terá que justificar ausência, diz PGE de Roraima
Rebeca Ramagem tentou realizar perícias por teleconferência, mas teve solicitações negadas pelo estado de Roraima
Entre os suspeito presos nesta manhã, está Anabela Cardoso Freitas, integrante da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus e ex-chefe de gabinete do prefeito. Além dela, ex-assessores de três vereadores e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas foram alvos.
Segundo as investigações, os suspeitos facilitavam contratações fraudulentas em setores de transporte e logística. As empresas de fachada eram utilizadas para comprar drogas na Colômbia com destino a Manaus, ponto de partida para distribuição da substância a nível nacional. Com a operação, o grupo movimentava cerca de R$ 70 milhões de reais.
Segundo a polícia, o grupo utilizava rotas fluviais e terrestres para transportar a droga, com o auxílio das empresas contratadas. Relatórios apontaram “incompatibilidade entre o volume financeiro movimentado e a capacidade econômica” declarada pelas empresas vinculadas.
A ligação entre os membros em outros estados foi feita a partir da extração de dados de celulares, apontando que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas e estruturação em núcleos operacional, financeiro e logístico.
The post Polícia mira “núcleo político” do Comando Vermelho em megaoperação no Amazonas appeared first on InfoMoney.
