
A ideia de trabalhar por conta própria tem sido exaltada nas redes sociais recentemente. A inexistência de uma carga horária diária a cumprir é um dos atrativos proclamados em vídeos publicados e que repercutem cada dia mais. Mas uma projeção do Banco Mundial demonstra que esse modelo não ganha em todos os requisitos do emprego regular. Os assalariados costumam ganhar mais do que os autônomos, segundo estudo divulgado neste mês.
O Banco Mundial reuniu dados de duas dezenas de países considerados de baixa e média rendas, em comparativo que considera períodos de cinco anos. Este levantamento mostrou que atrabalhadores assalariados chegam a ganhar o dobro do que recebem trabalhadores autônomos. E a diferença aumenta à medida em que o tempo passa.
Leia também: Massa de renda em 2025 foi recorde em 25 das 27 Unidades da Federação, mostra IBGE
As oportunidades de aprendizado e evolução que trabalhos assalariados podem usufruir são algumas das razões que explicam isso. Por exemplo, uma enfermeira será mais eficaz à medida que aprender a trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde num hospital e desenvolver conhecimentos de como interagir da forma mais eficaz com os pacientes.
Além disso, empresas mais estruturadas oferecem possibilidades de acumular trabalho com experiência e aprendizado que levam os funcionários a maior evolução remuneratória.
The post Trabalhador assalariado chega a receber até o dobro dos autônomos, diz Banco Mundial appeared first on InfoMoney.
