A União Europeia tem as ferramentas necessárias para retaliar os Estados Unidos por sua última rodada de tarifas, disse o ministro do Comércio da França, Nicolas Forissier, ao Financial Times deste sábado (21).
Paris está em negociações com seus homólogos da UE e com a Comissão Europeia sobre a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa global fixa de 10%, posteriormente elevada a 15%, depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu que muitas das tarifas existentes que ele havia imposto aos parceiros comerciais eram ilegais, disse Forissier.
“Se for necessário, a UE tem os instrumentos adequados à sua disposição”, disse Forissier ao FT.
Bazuca comercial
A resposta da UE pode incluir opções como a “bazuca comercial”, um instrumento anticoerção que poderia afetar as empresas de tecnologia dos EUA, disse o jornal, citando autoridades francesas.
Há também um pacote suspenso de tarifas retaliatórias sobre mais de 90 bilhões de euros em produtos norte-americanos que poderia ser implementado, acrescentou a reportagem.
Trump eleva tarifas globais para 15%
Neste sábado (21), o presidente norte-americano Donald Trump informou que aumentará as tarifas globais para 15%.
O anúncio foi feito em uma postagem em sua rede social, Truth Social. Segundo Trump, a decisão, com “efeito imediato vai elevar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm explorando os EUA há décadas sem retaliação (até a minha chegada!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%”.
Ele complementou que, nos próximos meses, o governo dos EUA determinará e emitirá novas tarifas legalmente permitidas, “que darão continuidade ao nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de tornar a América grande novamente”, afirmou.
The post França diz que UE tem instrumentos para retaliar Trump sobre tarifas appeared first on InfoMoney.
