
Os próximos Jogos Olímpicos de Verão estão marcados para Los Angeles, em 2028, seguidos pelos Jogos de Brisbane, na Austrália, em 2032. Mas onde será realizada a Olimpíada de 2036? Há várias cidades de diversos continentes concorrendo, mas pelo menos uma é considerada uma candidata polêmica, ou “problemática”, como definiu nesta semana o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Trata-se de Berlim. O motivo é que a data marcará o centenário dos Jogos manchados pela propaganda nazista, em 1936.
No ano passado, Berlim anunciou a intenção de sediar os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Paralímpicos, apresentando como opções 2036, 2040 ou 2044.
Leia também: Los Angeles 2028 trará cinco novas modalidades para as Olimpíadas
Conforme mencionou nesta semana o Der Sipegel, Steinmeier esteve nesta semana nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, e declarou achar uma boa ideia que a Alemanha volte a ser a sede olímpica, mas também disse rejeitar uma candidatura alemã para 2036.
Como relatou o Der Spiegel, o gabinete do presidente federal enfatizou que “o presidente federal considera o ano de 2036 historicamente problemático para uma candidatura alemã”, em uma referência direta aos Jogos de Berlim de 1936, que o regime de Adolf Hitler explorou como plataforma de propaganda.
Mas a Reuters informou neste sábado que o chefe esportivo olímpico do país, Thomas Weikert, que preside a Federação Olímpica Alemã de Esportes (DOSB) não descartou nenhuma das três datas. “O COI (Comitê Olímpico Internacional) decide quando os Jogos acontecerão na Europa. Pode ser que digam que 2036 é para a Ásia ou a África. Portanto, minha resposta é que precisamos estar prontos para organizar os Jogos. Isso diz respeito às três edições”, afirmou.
“Queremos mostrar uma Alemanha positiva. Isso também se aplicaria a 2036”, completou.
Essa é uma visão compartilhada nesta semana pelo ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder. Para ele, as preocupações de Steinmeier são válidas, mas ele não as compartilha. “Sediar os Jogos na Alemanha nessa data ofereceria uma oportunidade de demonstrar ao mundo, e também à geração mais jovem na Alemanha, o que nós, como Alemanha democrática, aprendemos com nossa história”, disse.
No anos passado, o prefeito de Berlim, Kai Wegner, reconheceu que a memória dos jogos de 1936 tem uma carga histórica sobre os planos. “Independentemente de onde forem realizados, os Jogos de 2036 trarão os Jogos Olímpicos nazistas de 1936 de volta ao foco”. Mas ele concordou que, caso Berlim sedie os Jogos de 2036, isso mostraria “uma cidade que mudou nos últimos 100 anos”.
“Não defendemos mais a exclusão e o ódio. Somos uma metrópole colorida e diversificada que está aberta para o mundo”, disse Wegner, destacando ainda que as autoridades da cidade não têm exclusivamente interesse em sediar os Jogos de 2036, citando que elas ficariam satisfeitas com uma candidatura bem-sucedida em 2040 ou 2044.
Os planos de Berlim, que opera como uma cidade-estado, também incluem dividir várias das provas com os estados alemães de Brandemburgo, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia e Schleswig-Holstein, informou a Deutsche Welle.
Ainda que a candidatura seja aprovada, os alemães terão de competir com cidades como Istambul (Turquia), Santiago (Chile), Doha (Catar) e Riad (Arábia Saudita), que já manifestaram o interesse em concorrer.
The post Berlim quer sediar a Olimpíada de 2036: o problema é o centenário dos Jogos nazistas appeared first on InfoMoney.
