*Por Marcus Valle
1) Mortes nas estradas da região
Nessa semana tivemos no município de Bragança, um gravíssimo acidente de trânsito com 2 mortes, na rodovia Bragança – Itatiba.
Infelizmente, as estradas que nos levam a Itatiba – Amparo – Socorro – Piracaia – Variante do Guaripocaba e que são todas estaduais, não recebem melhorias necessárias.
Todos os anos, principalmente os eleitorais, são anunciadas obras nos locais, mas tudo fica nas promessas. E há quem ainda acredite.
2) Golpes: necessário campanhas
Aumenta em muito o número de golpes pela internet. São muito variados e criativos.
Estelionatários e extorsionistas se passam por funcionários de agências bancárias, mulheres bonitas, pessoas famosas, advogados, policiais, homens atraentes, funcionários públicos, vendedores de produtos baratíssimos etc. Muitas pessoas são vítimas.
É necessário que as pessoas sempre se certifiquem, confirmam a veracidade dessas informações e mensagens e contatos, antes de se relacionar ou passar informações.
É preciso ainda se intensificar campanhas preventivas alertando as pessoas.
3) Desnecessário e cruel
Achei muito cruel, maldosa e desnecessária, a forma como divulgaram a história e uma mulher do Rio Grande do Sul, que achava estar se relacionando com o ator Brad Pitt.
Ela foi exposta ao ridículo em todo o país, e evidentemente teve sua vida impactada, e família destruída.
Uma coisa é alertar sobre esses golpes, o que é necessário. Outra coisa, maldosa e covarde, é expor e ridicularizar a vítima.
Eu, já fui consultado por pessoas que achavam estar se relacionando com Elon Musk, e o cantor Fábio Júnior. É claro que eu as alertei sobre o golpe, mas jamais divulguei suas identidades.
4) IPTU: novela continua
Muitas dúvidas e confusões sobre o IPTU de Bragança de 2026. Não haverá distribuição de carnês, e as pessoas tem que obter os valores através de celulares e computadores.
O prazo inicial de pagamento é pequeno, e os valores são baseados no que foi lançado o ano passado (2025 – com toda confusão) corrigidos em cerca de 5%.
Como há indefinição jurídica sobre 2025, quem optar por não pagar, deve fazer impugnações administrativas ou judiciais. Quem pagar pode, caso o IPTU seja julgado ilegal pela justiça (isso pode demorar), ter um crédito na Prefeitura.
É uma situação complicada. Não pagar e nem recorrer a justiça (ou administrativamente), pode levar o contribuinte a ser devedor com juros, multas etc.
5) Água: falta
Conforme havíamos alertado, com o baixo nível das represas da região (20%) que abastecem a Grande São Paulo, e do rio Jaguari onde a água de Bragança Paulista é captada, tivemos alguns problemas no fornecimento. Necessário que não ocorram desperdícios
6) Aposentados:
A questão dos aposentados, pensionistas, de Bragança que suspendeu os pagamentos, baseado na Súmula 55 do STF, sem qualquer comunicado prévio, continua gerando enorme polêmica.
O prefeito manteve sua decisão, e assim se expressou em reunião com as pessoas afetadas.
O SISMUB – Sindicato dos Trabalhadores, está se manifestando, e até tentando reverter a questão na justiça.
Mas, o que realmente nos pareceu errado, independente da questão judicial, foi anunciar a suspensão dos pagamentos sem comunicar ninguém, entre o Natal e o Ano Novo.
Até vereador da situação (Bruno Leme) criticou a medida.
7) Política: muito extremismo
A política atual é assustadora. Falo isso, com experiência de 36 anos com mandato de vereador.
Em Bragança tivemos um 1º ano de administração, com muita guerra, falta de diálogo, por parte de situação e oposição.
Isso também ocorre em muitos municípios, uns menos, alguns até mais (e olha que aqui a coisa tá feia).
Nos estados é a mesma polarização, apaixonada e odiosa.
Em termos nacionais, há enorme polarização e radicalismo de extremistas, que não pensam em construir, mas só em odiar e prejudicar os “inimigos”.
A nível mundial temos Trump e Putin, com ações agressivas e imprevisíveis. Ucrânia, Venezuela, Israel, Faixa de Gaza, Irã, Síria e até a pacífica Groenlândia são alvos dessa política imperialista.
Evidente que isso reflete, além das incontáveis perdas de vidas de inocentes, na economia e no cotidiano de toda população do planeta.
Já temos muitas guerras, e outros conflitos mais graves podem ocorrer (Taiwan por exemplo) o que geraria enfrentamento entre Rússia – EUA – China – OTAN etc.
8) ATRASOS
Algumas obras estão muito atrasadas e esperamos que se tornem realidade, já que foram anunciadas e adiadas várias vezes.
Uma delas é o Lago do Orfeu, caso que se prolongou, judicializou, e o local está esvaziado.
Outra obra é a Arena do Lago do Taboão, que foi anunciada várias vezes, e não se torna realidade.
Também a “Tirolesa” está abandonada embora tenha custado mais de 700 mil reais na administração anterior (verba estadual).
9) Aumentaram as ocorrências
Como as pessoas estão em geral mais intensas, intolerantes, e ousadas, temos visto que aumentou consideravelmente o número de ocorrências policiais.
Violência doméstica, acidentes de trânsito com vítimas, brigas nas ruas, lesões corporais, furto, golpes de estelionato, direção de veículos com condutor embriagado ou imprudente, roubo etc.
As polícias têm atuado de forma satisfatória. Evidentemente cada caso é diferente do outro, e as vezes, há até enfrentamentos nas abordagens. Nesses casos não há como julgar ou generalizar, mas sim apurar cada situação.
JURO QUE É VERDADE
Anos 80. Eu no cinema assistindo “Irmão Sol, irmã Lua”, a história de São Francisco. Na fileira de trás senta um chato, acompanhado de duas garotas e começou a contar cenas do filme (que ele já havia assistido).
– OLHA QUE LEGAL O QUE VAI ACONTECER AGORA.
Do meu lugar, dei uma tossida, seguida de um olhar para trás, para demonstrar que ele incomodava. Por alguns minutos ele ficou quieto. Mas quando começou a tocar a música do filme, e ele cantou junto, tive que ser mais explicito:
– PÔ… SHIU! TÁ ATRAPALHANDO.
O cara parou, mas minutos depois ele “voltou à carga”, dizendo para as meninas:
– OLHA QUE JUDIAÇÃO QUE VÃO FAZER. VÃO COLOCAR FOGO NA IGREJA.
Ai eu perdi a cabeça. Virei pra trás e disse:
– OLHA AQUI CARA, JÁ ENCHEU O SACO… TORÇA PARA NÃO PEGAR FOGO NA IGREJA… PORQUE SE PEGAR… VOU TE DAR UNS TAPAS.
Assustado… ele se levantou e mudou de lugar acompanhado pelas duas garotas, que riam. Ah… É claro que pegou fogo na Igreja.
* Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: advmvalle@gmail.com
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
