A formação de um ciclone no litoral paulista deve provocar chuvas intensas em diversas regiões do Estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (30), elevando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Diante do cenário, a Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) alinharam estratégias de prevenção e resposta em reunião online com representantes dos municípios paulistas.
Durante o encontro, meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) detalharam que um sistema de baixa pressão atuará no litoral favorecendo volumes elevados de chuva em curto período. A orientação é para que as prefeituras mantenham equipes em prontidão e organizem previamente materiais e equipamentos necessários para atendimento à população. Na noite de ontem, a região de Piracicaba já foi atingida por uma forte tempestade que terminou com um motociclista morto após ser arrasto pela enxurrada (saiba mais aqui).
Defesa Civil mobiliza sistema estadual para enfrentar chuvas e ciclone
O diretor da Divisão de Resposta da Defesa Civil Estadual, major Rodrigo Fiorentini, apresentou o plano de contingência para eventos extremos, que prevê a mobilização integral do Sistema Estadual de Defesa Civil. Segundo ele, a articulação antecipada é essencial para reduzir impactos.
“A mobilização de todo o sistema permite antecipar ações e alinhar procedimentos. Garantimos que os municípios estejam cientes dos riscos previstos para esta sexta-feira e preparados para uma resposta rápida e eficiente”, afirmou.
O major também reforçou os procedimentos para decretação de situação de emergência ou calamidade pública, informando que equipes estaduais estarão disponíveis para orientar os municípios que precisarem formalizar os pedidos.
Previsão do tempo indica temporais e risco de alagamentos
Após uma semana marcada por transtornos e mais uma morte registrada no Estado, a previsão indica que os temporais continuam. De acordo com o CGE da Prefeitura de São Paulo, esta sexta-feira pode ter chuva isolada e as instabilidades ganham força à tarde, aumentando o potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. As temperaturas devem variar entre 19°C e 25°C.
No sábado (31), a chuva perde intensidade, com previsão de chuviscos na madrugada e pancadas rápidas ao longo do dia. No domingo (1º), primeiro dia de fevereiro, há previsão de pancadas isoladas, com potencial moderado de tempestade à tarde.
Interior e região de Campinas em alerta
Segundo a Climatempo, o ciclone extratropical deve influenciar os estados do Sudeste a partir da noite de sexta-feira. No interior paulista, as chuvas de verão podem atingir cidades como Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto e São José dos Campos, com risco de temporais localizados.
No litoral sul, regiões como Registro, Itararé, Três Barras e Peruíbe estão em alerta para fortes chuvas e ondas próximas de um metro. Já na Região Metropolitana de São Paulo, rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.
Estado já soma 14 mortes por causa das chuvas
A Defesa Civil do Estado contabiliza 14 mortes provocadas pelas chuvas em São Paulo desde dezembro, início da Operação Chuvas. Na quinta-feira (29), um homem morreu após ser arrastado por uma enxurrada em Piracicaba, reforçando o alerta para a população evitar áreas alagadas e redobrar a atenção durante temporais.
A orientação da Defesa Civil é acompanhar os alertas oficiais, evitar deslocamentos em momentos de chuva intensa e acionar os órgãos de emergência em caso de risco.
Recursos para municípios em situação de emergência
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) apresentou aos municípios a Resolução SEDS nº 06, que regulamenta a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em situações de emergência ou calamidade. Para 2026, o orçamento destinado a essas ocorrências é de R$ 10 milhões.
Para acessar os recursos, o município deve decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública e encaminhar ofício com a estimativa de famílias atingidas. Os valores podem ser usados para garantir segurança alimentar, meios básicos de subsistência, minimizar perdas materiais e sociais e fortalecer a autonomia das famílias impactadas.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA MAIS
Vídeo mostra momento em que motociclista é arrastado por enxurrada durante temporal
Forte chuva com ventania causa estragos em shopping da região
Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira
Médico aposentado é preso após matar cachorro a tiros em Barão Geraldo
Sandy faz reflexão no aniversário de 43 anos: ‘Lá no final, vou estar satisfeita’
Carnaval em Campinas: veja programação oficial dos 67 blocos; folia começa sábado
O post Ciclone no litoral de SP deve intensificar chuvas; Defesa Civil reforça plano de contingência apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
