Uma fiscalização do Procon-SP encontrou irregularidades em seis de oito lojas de material escolar vistoriadas em Campinas durante a Operação Volta às Aulas 2026. A ação ocorreu entre os dias 19 e 30 de janeiro e o balanço foi divulgado nesta quarta-feira (4). O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação de defesa do consumidor.
Segundo o órgão, os principais problemas identificados na cidade foram produtos com validade vencida, ausência do selo do Inmetro e falhas na informação sobre prazo de validade.
No total, a operação fiscalizou 409 estabelecimentos em 25 municípios do estado de São Paulo. Destes, 146 apresentaram algum tipo de irregularidade.
LEIA TAMBÉM
Anvisa proíbe venda de leite condensado por risco de contaminação; veja marca
Interior concentra maior número de problemas
No interior paulista, os fiscais visitaram 152 lojas e encontraram irregularidades em 105 delas, o equivalente a 69% dos estabelecimentos vistoriados. Entre as falhas mais comuns estão:
• informações de preço pouco claras ou não ostensivas;
• problemas na indicação do prazo de validade;
• ausência do Código de Defesa do Consumidor disponível ao público.
Já na capital, foram fiscalizados 257 estabelecimentos, com irregularidades em 41 (cerca de 16%), principalmente relacionadas à precificação e à venda de produtos sem certificação do Inmetro.
Além de Campinas, a operação passou por cidades como Americana, Jundiaí, Marília, Santos, Praia Grande, São Bernardo do Campo e Votuporanga, entre outras.
De acordo com o Procon-SP, os estabelecimentos autuados ainda podem apresentar defesa. O órgão orienta que consumidores fiquem atentos às informações de preço, validade e certificação dos produtos, especialmente neste período de compras para volta às aulas.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Material escolar: Procon-SP encontra irregularidades em seis lojas de Campinas apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
