O Google anunciou o Pixel 10a nesta quarta-feira (18). O novo intermediário da marca repete a fórmula da geração anterior, inclusive com um visual praticamente idêntico ao modelo passado.
O Pixel 10a mantém o design sóbrio já conhecido, com o conjunto de câmeras integrado à carcaça e sem saliências aparentes. A proposta continua sendo oferecer o modelo mais acessível da geração, mas com uma ficha técnica robusta.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
O Pixel 10a é construído majoritariamente por materiais reciclados — pela primeira vez, incluindo cobalto, cobre, ouro e tungstênio. O alumínio das laterais e 81% do plástico da traseira também é de reuso.
Na parte frontal, o aparelho traz uma tela OLED de 6,3 polegadas com resolução Full HD+ (2424 x 1080 pixels), taxa de atualização de 120 Hz, proteção Gorilla Glass 7i e brilho máximo de 3.000 nits.
Por dentro, o Pixel 10a é equipado com o processador Tensor G4 (o mesmo presente no Pixel 9a) acompanhado de 8 GB de RAM e opções de armazenamento de 128 GB ou 256 GB. O dispositivo também conta com o chip de segurança Titan M2, dedicado à proteção de dados e integridade do sistema.
Câmeras sem novidades
No conjunto de câmeras, o modelo repete a configuração da geração passada:
- Principal: 48 MP, f/1.7, com estabilização óptica (OIS);
- Ultrawide: 13 MP, f/2.2;
- Frontal: 13 MP, f/2.2.
O Google também destacou a estreia de funções antes indisponíveis na linha Pixel A, como o Auto Best Take, que usa software para escolher a melhor foto de um conjunto e o Camera Coach, que oferece instruções para melhorar a foto no momento do clique.
Recursos do novo Pixel 10a
Por se tratar de um aparelho da família Pixel, o Pixel 10a deve garantir suporte para as funções exclusivas do ecossistema Google. No anúncio, o Google destacou funções como o Gemini Live, o Quick Share com suporte ao AirDrop e a triagem de chamadas com IA.
O celular sai da caixa rodando o Android 16, versão mais recente do sistema até o momento. A gigante promete até sete anos de atualizações de software. Uma novidade que estreia na linha Pixel A é o suporte para SOS via satélite, recurso que só estava disponível nos modelos mais caros.
A bateria tem capacidade de 5.100 mAh recarregável com cabo em até 45 W. Segundo o Google, uma única carga entrega 30 horas de autonomia, ou até 120 horas no modo de economia de bateria máximo. Assim como os outros da mesma linha, o Pixel 10a tem suporte ao carregamento por indução (Qi) com imã. O aparelho ainda conta com certificação IP68 para resistência à água e poeira.
Preço e disponibilidade
O Pixel 10a está disponível para pré-venda a partir de hoje, com entregas estimadas para 5 de março. O celular é vendido nas cores Obsidian (preto), Lavender (lavanda), Fog (branco) e Berry (cereja), a partir de US$ 499 (R$ 2.605,80, em conversão direta).
O Google não costuma vender celulares no Brasil, portanto o Pixel 10a não deve chegar no mercado nacional.
Ficha técnica — Pixel 10a
- Tela: OLED de 6,3 polegadas, Full HD+ (2424 x 1080), 120 Hz, Gorilla Glass 7i
- Processador: Google Tensor G4
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento: 128 GB ou 256 GB
- Câmeras:
- Principal: 48 MP, f/1.7, OIS
- Ultrawide: 13 MP, f/2.2
- Frontal: 13 MP, f/2.2
- Bateria: 5.100 mAh, com suporte a recarga de 45 W
- Extras: Certificação IP68, proteção com Titan M2, carregamento sem fio Qi-certified
- Dimensões: 73 x 154 x 8,9 mm
- Sistema operacional: Android 16, com até sete anos de atualizações de software
Para acompanhar todos os lançamentos do Google e as novidades do mercado de smartphones, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.
