
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento do inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos supostos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.
A apuração, aberta em junho de 2025, havia sido instaurada a partir de declarações públicas de Zambelli após sua saída do Brasil.
Oposição no Senado quer ouvir servidores após vazamento de dados sobre membros do STF
Senador Izalci Lucas vai apresentar requerimento para discutir impactos da investigação e medidas contra servidores
André Mendonça afirma que lucros de sua empresa vão para dízimo de igreja
Em meio à discussão sobre a criação de um código de conduta no STF, ministro disse que 10% dos dividendo do Instituto Inter vão para instuição religiosa e os 90% restantes custeiam obras sociais
A investigação foi motivada por declarações da ex-parlamentar em que ela disse que pretendia permanecer nos Estados Unidos e solicitar asilo político, além de mencionar a intenção de adotar determinado “modus operandi” para a prática de condutas ilícitas — afirmações que levaram à abertura da apuração antes de sua prisão na Itália.
Na decisão de arquivar o inquérito, Moraes acolheu integralmente o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que concluiu não haver provas suficientes para embasar uma eventual denúncia criminal contra Zambelli.
“Diante do exposto, acolho a manifestação da PGR e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu o ministro em sua decisão.
A ex-deputada foi condenada pelo STF em maio de 2025 a 10 anos de prisão por sua participação na invasão hacker ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso em que foi apontada como autora intelectual do crime. Após a condenação, ela deixou o Brasil, foi presa em Roma e atualmente responde ao processo de extradição na Itália.
A decisão do STF ocorre em um contexto de desdobramentos judiciais que incluem a análise da extradição de Zambelli pelas autoridades italianas — processo que seguirá em andamento nas próximas semanas.
The post Moraes arquiva inquérito contra Carla Zambelli por obstrução e coação appeared first on InfoMoney.
