A velocidade média do 5G no Brasil está entre as 10 mais rápidas do mundo, com o desempenho da conexão móvel no território nacional ficando à frente de países como França, Japão, China e Índia. É o que aponta um levantamento da Ookla, divulgado na terça-feira (17).
Conforme a empresa especializada em inteligência de conectividade, o Brasil registrou velocidade de download de 373,56 Mbps no 5G, em média, no quarto trimestre de 2025. O país lidera o ranking na América Latina e aparece na nona posição na classificação mundial.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Superando regiões mais desenvolvidas
No relatório anual do 5G da Ookla, o desempenho da internet móvel de quinta geração no Brasil é destacado como superior ao de países muito mais desenvolvidos. Segundo a empresa, a abordagem para implantação da tecnologia foi determinante para os bons resultados.
- Com a exigência de implantação direta das redes standalone (SA), o “5G puro”, a infraestrutura para latência ultrabaixa e outros recursos avançados está disponível desde o início, segundo o documento;
- A empresa também aponta a entrada de operadoras regionais como ponto positivo para aumentar a concorrência e levar a cobertura para cidades menores e áreas rurais;
- O compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações e os avanços no cronograma de implantação são alguns dos outros aspectos destacados na análise;
- Por outro lado, a Ookla diz que o Brasil lida com muitos desafios, incluindo preços elevados de celulares 5G, a lentidão no desenvolvimento de redes privadas e o baixo uso industrial.
O desempenho do 5G no país também impulsionou o bom resultado da América Latina. A região teve velocidade média de download de 374,91 Mbps no último trimestre do ano passado, segundo dados da ferramenta Speedtest.
Já em relação ao upload em 5G, o Brasil registrou média de 22,86 Mbps em SA e de 26,51 Mbps em redes non-standalone (NSA), no período. Neste quesito, o país ficou em 14º lugar, à frente de França, Alemanha e Estados Unidos.
Região do Golfo na liderança
Com estratégias agressivas de implantação de redes 5G avançadas, os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) apresentaram as velocidades de download no 5G puro mais rápidas do mundo no final de 2025. A média da região ficou em 1,13 Gbps, quase cinco vezes mais que a europeia.
Na liderança do ranking global, os Emirados Árabes Unidos alcançaram média de 1,24 Gbps no período, bem à frente da Coreia do Sul com 727 Mbps. Kuwait, Grécia e Singapura completam o top 5.
Em seguida, aparecem Portugal, EUA, Macau, Brasil e Finlândia, fechando o ranking dos 10 países com o 5G mais rápido do mundo. O Brasil é o único do top 10 em que a velocidade da rede NSA supera a da SA, registrando 433,04 Mbps na conexão NSA.
Para saber mais sobre o 5G, leia esta matéria do TecMundo que trata das diferenças entre as gerações da internet móvel.
