Os alagamentos na região do antigo kartódromo da Lagoa do Taquaral, em Campinas, já passou a ser comum em episódios de chuva intensa. Ontem (17), um novo caso foi registrado e deixou 21 carros submersos, segundo dados da Prefeitura. Na ocasião, a estação pluviométrica do Instituto Agronômico de Campinas registrou 20,6 milímetros de chuva em apenas 1 hora e 30 minutos — volume suficiente para sobrecarregar estruturas antigas de drenagem.
Por que acontecem os alagamentos no Kartódromo?
A principal causa, segundo a Prefeitura de Campinas, está na sobrecarga do sistema de drenagem, que foi projetado há cerca de 60 anos, quando o entorno ainda tinha baixa impermeabilização.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a galeria de drenagem existente opera próxima ao limite da capacidade. O sistema foi construído quando havia menos áreas asfaltadas e menos edificações na região.
Com o crescimento urbano, houve aumento da impermeabilização do solo, o que reduz a infiltração da água da chuva. Como consequência:
- A água escoa mais rapidamente para o sistema de drenagem;
- A galeria não consegue dar vazão suficiente em curto espaço de tempo;
- Ocorrem alagamentos pontuais, especialmente em chuvas intensas e concentradas.
O secretário da pasta, Ernesto Paulella, explicou que a água que desce da região do Castelo, por meio de um córrego canalizado, não consegue ser escoada com rapidez suficiente até a lagoa em episódios extremos.
Agora, a Administração informou está na etapa final de um estudo técnico para um novo projeto de drenagem no Taquaral, com o objetivo de reduzir os riscos de alagamento na área.
O que será feito para reduzir os alagamentos no Taquaral?
O estudo técnico iniciado em novembro do ano passado prevê a implantação de uma nova rede de drenagem auxiliar, paralela à galeria existente.
A proposta inclui:
- Ampliação da captação de águas pluviais;
- Construção de rede adicional de escoamento;
- Lançamento das águas na Lagoa do Taquaral;
- Travessia da área interna do antigo kartódromo, próxima aos campos de futebol.
O projeto está sendo elaborado por equipe técnica especializada em drenagem, com base em séries históricas de chuvas e na análise do comportamento do sistema ao longo das últimas décadas. O objetivo é garantir dimensionamento adequado para os novos padrões climáticos.
Investimento pode chegar a R$ 25 milhões
Após a conclusão do estudo técnico, será elaborado o projeto executivo e iniciada a busca por recursos. A estimativa preliminar da Prefeitura aponta que o investimento na obra de drenagem pode chegar a R$ 25 milhões.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a intervenção integra o segundo pacote de grandes obras estruturais de drenagem em Campinas. O primeiro conjunto já foi executado nas avenidas Princesa D’Oeste e Orosimbo Maia.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Alagamentos no kartódromo da Lagoa do Taquaral: entenda por que ocorrem e o que será feito apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
