
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a SpaceSail, companhia chinesa de internet via satélite, a atuar no Brasil. A decisão permite a entrada de mais uma constelação de satélites de órbita baixa (LEO) no mercado nacional e adiciona um novo competidor em um segmento hoje liderado pela Starlink, da SpaceX.
A licença contempla inicialmente até 324 satélites e terá validade até julho de 2031. A autorização também estabelece que a empresa tem até dois anos para iniciar efetivamente a operação.
No processo encaminhado à agência reguladora, a SpaceSail indicou que pretende começar a oferta comercial no quarto trimestre de 2026, no mesmo período previsto para o lançamento em seu país de origem, segundo publicações especializadas.
Canadá lança estratégia para reduzir dependência dos EUA e ampliar produção de Defesa
O primeiro-ministro do país, Mark Carney, lançou a primeira ‘Estratégia Industrial de Defesa’ do país, com promessa de mais de meio trilhão de dólares canadenses em investimentos ao longo da próxima década
Irã realiza exercícios no Estreito de Ormuz às vésperas de diálogo com EUA
Manobras militares ocorrem em rota estratégica do petróleo enquanto Teerã e Washington retomam negociações sobre o programa nuclear, segundo o Financial Times
A entrada da SpaceSail ocorre em um mercado que já passou por mudanças relevantes desde a chegada da Starlink em 2024. A operação da empresa de Elon Musk consolidou a banda larga via satélite como alternativa para regiões sem cobertura adequada de redes terrestres, como áreas rurais, localidades amazônicas, embarcações e propriedades agrícolas.
O plano da empresa chinesa vai além do mercado brasileiro. Segundo as informações divulgadas, a SpaceSail projeta colocar em órbita dezenas de milhares de satélites até 2030.
No Brasil, o impacto potencial está associado à ampliação da concorrência em regiões onde a oferta de internet de alta velocidade ainda é limitada. Em tese, mais operadores podem pressionar preços, aumentar cobertura e elevar a redundância das redes — fator relevante para serviços públicos, operações logísticas e comunicações em áreas remotas.
The post Anatel libera operação da SpaceSail, concorrente da Starlink no Brasil appeared first on InfoMoney.
