Para muitos, 2026 começou oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas (18). Porém, a última terça-feira (17) não foi apenas de Carnaval: a data também marcou o começo do Ano Novo Chinês, mais precisamente o do Cavalo de Fogo. Diferente do calendário gregoriano, o chinês segue os movimentos dos 12 ciclos da Lua e, para entender o que os próximos meses reservam, o acidade on Campinas conversou com a taróloga Tânia Mara Picolli.
A tarólga explicou que as raízes do Ano Novo Chinês estão em uma lenda em que vários animais participaram de uma corrida para atravessar um rio. Conforme cada animal chegava, ele ocupava uma posição equivalente a um signo do zodíaco chines. Com isso, o calendário chinês tem um ciclo de 12 anos em que cada um é representado por um animal, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
“No ano de 2025, ano passado, a regência foi da Serpente e nós vivemos uma certa estagnação, para muitos um ano arrastado. Mas 2026 será bem diferente, porque na regência do cavalo, ele vem como um ano de mudanças, decisões rápidas, avanços, transformações aceleradas, movimento, coragem, expressão viva, intenso movimento”, disse a taróloga.
Tânia explica que o elemento fogo que acompanha o cavalo age como um purificador. “É a energia que nos impulsiona a seguir em frente, rompendo barreiras, rompendo limites. Buscar os objetivos, galgar os objetivos no galope veloz”, disse.
Ainda de acordo com a taróloga, o Ano do Cavalo de Fogo traz entusiasmo e inquietude também no campo do amor, o que faz com que esse novo ciclo seja propício para casamentos.
“Mas lembremos que o Cavalo de Fogo é o fogo que se espalha e se espalha muito rápido. Então, é o momento, a oportunidade para iniciar projetos que estarão muito em alta ou expandir aquilo que já faz parte da sua vida. A palavra é expansão”, completou.
LEIA TAMBÉM: Quando será o próximo feriado em Campinas? Confira calendário de folgas de 2026
Lado luz e sombra
Segundo Tânia, o Ano do Cavalo de Fogo tem tanto um lado luz quanto sombra. “E assim vem também uma atenção, um alerta para a impulsividade e o esgotamento. É necessário que tenhamos os pés no chão para atingir esse equilíbrio”, recomendou.
O animal também pode influenciar os nascimentos durante os próximos meses. A taróloga explicou que quem nascer em 2026 terá o perfil de uma pessoa independente e que apesar de muito sociável, não gostará de ser controlada.
Cores
No que diz respeito às cores, a recomendação de Tânia é investir em cores quentes, como vermelho e tons terrosos.
“As cores que estarão em alta para o Ano do Cavalo, em primeiro plano, a gente fala do vermelho. Isso serve tudo para o lado pessoal, para marketing, publicidade, divulgação, enfim. E junto vem os tons alaranjados profundos e o tom terracota”, disse Tânia.
“Podemos fechar dizendo que basicamente a frase do ano se resume a transformações aceleradas, que todos tenhamos um ano bem produtivo, com muita luz, muita paz, muito amor no coração e com todas as mudanças desejadas pelo coração de cada um”, encerrou a taróloga.
Mais curiosidades
Pelo calendário chinês, que tem a Lua como referência, o ano que começa agora é o 4274.
Ao contrário do que acontece no calendário gregoriano, de 365 ou 366 dias, a virada de ano do calendário chinês não acontece sempre no mesmo dia.
O ano chinês costuma durar 354 ou 355 dias, tempo para a Lua completar 12 ciclos. E, para manter a sincronia com o ciclo solar e as estações do ano, há periodicamente um ano bissexto com 384 dias.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Ano Novo Chinês do Cavalo de Fogo é hora de mudanças e inquietude; veja previsões apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
