Campinas autorizou o repasse de R$ 2,8 milhões para serviços veterinários gratuitos a cães e gatos à SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), entidade mantenedora da PUC-Campinas. Publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (2), a contratação pretende garantir atendimento aos animais sob responsabilidade do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal).
De acordo com o Diário Oficial, a autorização compreende “consultas, exames, cirurgias, internações, castrações, tratamentos clínicos e laboratoriais, bem como cuidados pós-operatórios e serviços correlatos, sob supervisão de docentes e participação prática de discentes do curso de Medicina Veterinária”.
Entenda a contratação
Ao acidade on Campinas a secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade explicou que, uma vez que a SCEI é uma entidade sem fins lucrativos, a autorização permite a contratação da instituição sem necessidade de abertura de uma licitação.
A pasta afirmou que o repasse é destinado ao tratamento médico ou cirúrgico dos cães e gatos de rua ou em situação de maus-tratos resgatados pelo DPBEA. Por sua vez, o tratamento desses animais deve ser realizado no hospital veterinário da PUC-Campinas.
Porém, ainda não há um contrato que defina todos os pontos desses atendimentos, já que a autorização publicada nesta segunda-feira apenas permite a contratação da SCEI. De acordo com a pasta, a aprovação ainda deve seguir para a Secretaria da Administração, para a Secretária do Jurídico e, depois, para a Procuradoria.
Previsão de atendimento
Ainda segundo a secretaria, a previsão é que os atendimentos aos animais comecem ainda em 2026.
Maus-tratos de animais
Nos últimos dias, os casos de violência contra animais ganharam ainda mais destaque, após a repercussão da morte do cão Orelha. Em Campinas, o Estatuto dos Animais do também considera omissão como mau-trato. Então, caso a população presencie algum tipo de crueldade animal, é possível denunciar por meio do DPBEA, que conta com dois canais:
Telefone 156: funciona de segunda a sexta das 8h às 17h;
Site do Portal de Serviços
Urgência e emergência
Em casos de agressões e/ou situações em que é necessária uma intervenção imediata em residências ou em estabelecimentos particulares, a população deve acionar a Polícia Militar por meio do número 190 ou comparecer à unidade policial mais próxima.
SAMU Animal
Campinas também conta com o Samu Animal, serviço de atendimento móvel voltado a animais de rua. À disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana, a unidade atende casos de maus-tratos, atropelamento ou animais gravemente debilitados por doenças.
A ambulância fica de prontidão no pátio do DPBEA na Rua das Sapucaias, nº 115, no bairro Vila Boa Vista. Como solicitar:
SAMU Animal durante a semana entre 8h e 17h
Telefone: 156
Atendimento on-line
SAMU Animal fora do horário comercial
Telefone: (19) 9.9398-4517
Para dúvidas em geral
bemestar.animal@campinas.sp.gov.br
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA MAIS
Trecho da avenida em Campinas será totalmente interditado por quatro dias
Câmera flagra ‘invasão’ de sagui em elevador de prédio na Chácara Primavera
O post Campinas contrata serviço da PUC-Campinas para atendimento de cães e gatos sob responsabilidade do DPBEA apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
