O número de ocorrências envolvendo pipas presas na rede elétrica aumentou cerca de 40% em Campinas e região em 2025, segundo dados da CPFL. Em 2025, um total de 2.072 casos foram contabilizados apenas nos municípios atendidos pela distribuidora na região da metrópole.
O aumento acende um alerta neste período de férias escolares, quando crianças e adolescentes passam mais tempo em atividades ao ar livre. De acordo com a concessionária, empinar pipa próximo a fios e postes pode causar choques elétricos, acidentes graves, interrupções no fornecimento de energia e até mortes.
A distribuidora destaca que muitos acidentes acontecem quando a pipa entra em contato com a fiação ou quando alguém tenta resgatá-la da rede elétrica. Nessas situações, há risco imediato de choque elétrico, além de quedas e danos ao sistema de energia.
Cerol e linha chilena aumentam o perigo
O risco é ainda maior com o uso de cerol e linha chilena, que podem provocar ferimentos graves em pedestres, ciclistas e motociclistas. No estado de São Paulo, o uso desses materiais é proibido pela Lei Estadual nº 12.192/2006.
Além disso, linhas de pipa, mesmo sem cerol, podem romper cabos, causar curto-circuitos e provocar desligamentos de energia. Materiais metalizados em rabiolas ou no revestimento das pipas também aumentam o risco, por serem condutores de eletricidade.
Confira dicas de segurança para soltar pipas:
- Dê preferência a áreas abertas, como praças e terrenos descampados, longe de qualquer tipo de instalação elétrica, postes, rede de energia, cabos telefônicos ou antenas de telecomunicação;
- Se a pipa ficar presa na rede elétrica, não tente retirá-la. Não use de varas e não suba em estruturas como postes, muros ou lajes. Apenas profissionais treinados da concessionária podem intervir com segurança;
- Nunca arremesse objetos nos cabos de energia na tentativa de soltar a pipa — essa prática pode provocar sérios acidentes;
- Jamais use cerol ou “linha chilena”. Seu uso é proibido, extremamente perigoso, e as substâncias cortantes podem danificar a camada protetora dos fios, causando curto-circuito e acidentes graves;
- Rabiolas metalizadas são condutoras de energia e podem causar choques elétricos em contato com a rede de distribuição de energia;
- Em situações de risco ou ocorrências relacionadas com as redes elétricas, mantenha distância, isole o local e acione a concessionária.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA MAIS
VÍDEO: joalheria é roubada três vezes em menos de um ano em Sumaré
Sisu 2026: inscrições para mais de 14,7 mil vagas em universidades de SP terminam hoje
O post Casos de pipas na rede elétrica crescem 40% em Campinas durante férias escolares apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
