
A China tem expandido rapidamente sua produção de submarinos de propulsão nuclear, superando os Estados Unidos em número de lançamentos e tonelagem no período de 2021–25. A constatação foi publicada no blogo do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês). No período analisado, a China também expandiu suas instalações de construção naval.
Segundo os especialistas que assinam o estudo, embora os projetos chineses quase certamente fiquem atrás dos submarinos dos EUA e da Europa em termos de qualidade, o maior número de unidades no mar representa um desafio crescente para esses países, à medida que eles lutam para aumentar sua própria produção.
Leia também: EUA aprovam pacote de armas de US$ 11,1 bilhões para Taiwan, o maior até agora
O IISS revela que, entre os anos de 2021 a 2025, a China produziu 10 submarinos, enquanto os EUA construíram sete embarcações. No período de 5 anos anterior (2016-220), os EUA lideraram, com 7 embarcações contra apenas 3 chinesas.
Produção de submarinos nucleares a cada 5 anos: China x EUA
Em tonelagem, os chineses somaram 79.000 no período 2021-2025, ante 55.500 dos americanos, diz o relatório, que analisou imagens de satélite de estaleiros para estimar a construção da China.
O Instituto destacou que a China incluiu na sua lista mais recente seu sétimo e o oitavo submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos (SSBNs) do Tipo 094 (Jin), que fazem parte da construção da tríade nuclear de Pequim.
Os submarinos nucleares da China são construídos pela Bohai Shipbuilding Heavy Industry, em seu estaleiro em Huludao, no norte do país. Entre 2019 e 2022, o estaleiro de Bohai passou por uma expansão relevante em sua capacidade de produção de submarinos, com a construção de um segundo galpão e outras instalações, diz o estudo.
Imagens de satélite comerciais, disponíveis no início de 2026 – do estaleiro em Huludao, da 1ª Base de Submarinos em Jianggezhuang, da instalação de testes em Xiaopingdao e da 2ª Base de Submarinos na Baía de Yalong, na Ilha de Hainan — mostram um total de seis cascos de submarinos Tipo 094. Considerando-se unidades adicionais em patrulha de dissuasão ou em doca coberta para manutenção nesse período, é quase certo que a China tenha lançado um sétimo e um oitavo Tipo 094 em 2024 e 2025, respectivamente.
Ainda que o ritmo chinês tenha sido acelerado, o think tank pondera que os submarinos dos EUA são significativamente maiores e mais sofisticados que os projetos chineses, o que os torna mais desafiadores de construir.
“Além disso, embora seja possível observar a produção da construção naval chinesa, os insumos — tanto financeiros quanto de pessoal — permanecem opacos. Também não há visibilidade sobre as datas e os custos originalmente projetados por Pequim para atingir determinados objetivos, que muito provavelmente eram mais ambiciosos do que os resultados efetivamente alcançados até agora”, diz o Instituto em seu blog.
Enquanto a Marinha dos EUA tem utilizado principalmente seus submarinos equipados com VLS, incluindo os modelos mais recentes da classe Virginia, para transportar mísseis de cruzeiro de ataque terrestre, a Marinha do Exército de Libertação Popular chinesa ainda não demonstrou publicamente uma capacidade equivalente.
“Em vez disso, os cascos Tipo 093B provavelmente serão inicialmente equipados com pelo menos um dos novos mísseis antinavio de alta velocidade exibidos no desfile do ‘Dia da Vitória’ da China, em setembro de 2025. Isso seria consistente com o foco principal da Marinha do PLA no combate naval entre pares no Pacífico Ocidental, em contraste com a missão mais ampla de projeção de poder expedicionário que a Marinha dos EUA tem desempenhado há décadas”, explicam os especialistas.
Ainda se espera que um novo projeto de submarino, o Tipo 096, comece a ser produzido em Bohai nesta década, entrando em serviço no final dos anos 2020 ou início dos anos 2030.
The post China acelera ritmo de produção de submarinos nucleares e passa os EUA, diz estudo appeared first on InfoMoney.
