
A chinesa ByteDance está desenvolvendo um chip de inteligência artificial e negocia com a Samsung Electronics a fabricação do componente, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto, enquanto a controladora do TikTok busca garantir o fornecimento de processadores avançados.
A ByteDance pretende receber amostras do chip até o fim de março, afirmaram as fontes. A empresa planeja produzir ao menos 100 mil unidades do processador, projetado para tarefas de inferência de IA, ainda neste ano, de acordo com uma delas e com uma terceira pessoa ouvida pela agência. Uma das fontes acrescentou que a companhia pretende elevar gradualmente a produção até 350 mil unidades.
Novo CEO da Kraft Heinz pausa divisão da empresa para focar em reforçar os lucros
Cahillane disse que a empresa, em vez disso, investirá US$ 600 milhões em marketing, pesquisa e desenvolvimento, melhoria de produtos e redução de alguns preços
Heineken cortará até 6.000 empregos devido à queda na demanda por cerveja
Os cortes de pessoal representam quase 7% da força de trabalho global
As conversas com a Samsung incluem acesso ao fornecimento de chips de memória, item em forte escassez em meio à construção da infraestrutura global de IA, o que torna o acordo particularmente atrativo, disse uma das fontes.
Um porta-voz da ByteDance afirmou em comunicado que as informações sobre o projeto de chip interno da empresa são imprecisas, sem dar mais detalhes. A Samsung se recusou a comentar.
O projeto representaria um marco para a ByteDance, que há anos busca desenvolver chips para sustentar suas cargas de trabalho de IA. Os esforços na área remontam pelo menos a 2022, quando a companhia intensificou contratações de profissionais de semicondutores. A Reuters revelou em junho de 2024 que a ByteDance trabalhava com a norte‑americana Broadcom em um processador avançado de IA, cuja fabricação seria terceirizada à taiwanesa TSMC.
Gigantes globais de tecnologia, como Alphabet (Google), Amazon e Microsoft, também criaram seus próprios chips de IA para reduzir a dependência da Nvidia, líder no fornecimento de processadores avançados usados em modelos de IA. No caso das empresas chinesas, os controles de exportação dos EUA sobre chips de ponta aumentam a urgência em desenvolver soluções locais.
Embora ainda não tenha lançado um chip próprio, a ByteDance vê rivais como Alibaba e Baidu avançarem. A Alibaba apresentou recentemente o Zhenwu, voltado a cargas de trabalho de IA em grande escala, enquanto a Baidu vende chips para clientes externos e planeja listar em breve sua unidade de semicondutores Kunlunxin.
O projeto de chip, de codinome SeedChip, integra uma estratégia mais ampla da ByteDance para direcionar recursos ao desenvolvimento de IA — de semicondutores a grandes modelos de linguagem —, apostando que a tecnologia vai transformar negócios que vão de vídeos curtos a e‑commerce e nuvem corporativa. A empresa criou a unidade Seed em 2023 justamente para desenvolver modelos de IA e suas aplicações.
Segundo uma das fontes, a ByteDance planeja gastar mais de 160 bilhões de iuanes (US$ 22 bilhões) em aquisições ligadas a IA neste ano, destinando mais da metade do montante à compra de chips Nvidia, incluindo modelos H200, e ao avanço do chip interno.
Em reunião geral com funcionários em janeiro, o executivo Zhao Qi afirmou que o investimento em IA beneficiará todas as divisões da companhia, de acordo com uma quarta fonte. Zhao, responsável pelo chatbot Doubao e por sua versão internacional, Dola, reconheceu que os modelos da ByteDance ainda estão atrás de líderes globais como a OpenAI, mas prometeu manter o apoio ao desenvolvimento de IA ao longo de 2026, disse essa pessoa.
The post Controladora do TikTok desenvolve chip de IA próprio e negocia fabricação com Samsung appeared first on InfoMoney.
