A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpriu três mandados em cidades da região, na manhã desta quinta-feira (22), durante uma operação contra o furto de combustíveis de dutos da Transpetro. Com o apoio do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo, uma pessoa foi presa em Louveira e outra em Rio Claro.
As apreensões foram realizadas durante a Operação Haras do Crime contra o furto de petróleo via perfurações clandestinas em oleodutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras.
A operação teve início em 2024, a partir de uma prisão em flagrante por furto de combustível em uma propriedade rural em Guapimirim (RJ). Conhecida como Fazenda Garcia, o local pertence a uma família de contraventores conhecida no Rio de Janeiro.
Como os criminosos agiam?
De acordo com as investigações, o grupo possuía uma estrutura de funcionamento com divisões de tarefas, hierarquia operacional e articulação interestadual.
A polícia descobriu que os criminosos possuíam um “ciclo criminoso integrando”, que começava com a perfuração clandestina do duto e proteção armada do ponto ilegal. Depois, caminhões-tanque eram carregados com o petróleo e fugiam por rotas interestaduais. Por sua vez, o combustível era comercializado com notas fiscais falsificadas, que eram emitidas por empresas de fachada. O prejuízo passa de R$ 6 milhões.
Mandados de prisão e busca e apreensão na região
Na região, uma pessoa foi presa em Louveira e outra, um dos motoristas do esquema, em Rio Claro, mas levada para a sede do Deic em Piracicaba. Além disso, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Piracicaba e Cosmópolis.
Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Seis suspeitos já foram presos.
Homem é preso após esfaquear ex-companheira e matar namorado dela em Campinas
Usuários relatam falhas em vans do PAI após porta cair durante atendimento em Campinas
O post Dois são presos em operação contra furto de petróleo de dutos de subsidiária da Petrobras apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
