Um empresário foi preso pela Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (26), em Campinas, suspeito de comercializar milhares de medicamentos controlados sem exigência de receita médica. Entre os produtos apreendidos estão canetas emagrecedoras (como mounjaro), antidepressivos e medicamentos abortivos. A ação ocorreu no bairro Parque Dom Pedro II, na região do Ouro Verde.
As investigações indicam que os medicamentos eram adquiridos por meio de furtos em farmácias e também por desvios diretos de laboratórios. Parte desses produtos era revendida a farmácias de bairro, que compravam os remédios para comercializá-los sem a exigência de receita médica. Segundo os investigadores, o esquema atendia a uma clientela ampla.
Atestados falsos e carimbos furtados
De acordo com a polícia, o suspeito foi preso em flagrante no momento em que deixava sua casa para realizar a entrega dos remédios. No imóvel, a polícia também encontrou centenas de atestados médicos falsos, além de carimbos furtados de hospitais, que eram usados para forjar prescrições médicas. O material incluía ainda carimbos falsificados pelo próprio suspeito.
A investigação começou no fim do ano passado, após o registro de uma série de roubos e furtos a farmácias na região do Ouro Verde. A partir desse cenário, a polícia passou a apurar quem estaria adquirindo os medicamentos levados nas ações criminosas. Os trabalhos avançaram e culminaram, nesta segunda-feira, na prisão do suspeito.
Em depoimento à polícia, ele afirmou que não agia sozinho e que contava com a colaboração de um representante comercial de medicamentos, responsável por desviar parte dos produtos. A quantidade exata de itens apreendidos ainda será contabilizada.
Canetas emagrecedoras e remédios tarja preta
Durante a operação, os policiais apreenderam milhares de medicamentos, com destaque para:
- Canetas emagrecedoras
- Antidepressivos
- Calmantes
- Antibióticos
- Anabolizantes
- Medicamentos abortivos
De acordo com a Polícia Civil, muitos dos produtos oferecem riscos graves à saúde quando usados sem acompanhamento médico, especialmente os antidepressivos e medicamentos abortivos, que possuem controle rigoroso.
O flagrante, realizado por policiais do 9° Distrito Policial, segue em andamento e todo o material apreendido será encaminhado para perícia.
*Com informações de Bianca Rosa/EPTV Campinas
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA MAIS
VÍDEO: trio quebra cadeado de garagem e furta moto no Jardim Cristovão
Semana começa com alerta amarelo de perigo para o interior de SP
O post Empresário é preso por venda de mounjaro, antidepressivos e medicamentos abortivos sem receita apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
