A farmacêutica EMS, empresa com sede em Hortolândia, e o Instituto Vital Brazil foram condenados pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por falhas em uma parceria para a produção de um medicamento. O fármaco em questão se trata do mesilato de imatinibe, usado no tratamento contra o câncer e distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O entendimento é de dezembro de 2025. A farmacêutica vai recorrer da decisão – veja mais abaixo.
A decisão assinada pela juíza federal Vivian Machado Siqueira entendeu que não foi realizada a transferência integral da tecnologia que havia sido prometida em um acordo firmado com Ministério da Saúde.
Ainda que o medicamento tenha sido entregue aos pacientes, a Justiça considerou que a etapa que previa a produção nacional não foi executada. Com isso, foi determinada a devolução dos valores que foram pagos a mais.
O montante final ainda será calculado, mas a responsabilidade foi fixada em 90% para a EMS e 10% para o Instituto Vital Brazil. A decisão ainda cabe recurso.
Outro lado
Em nota, a EMS informou que a transferência de tecnologia foi realizada integralmente e comprovada pelo registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que autoriza o Instituto Vital Brazil a produzir o mesilato de imatinibe.
A empresa ainda disse que não houve pagamento de valores acima do mercado e que já recorreu da decisão.
*Com informações da EPTV Campinas
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA MAIS
Detran-SP tira prova de baliza e permite carro automático; veja novas regras para tirar CNH
Semana do Cinema oferece ingressos a R$ 10; veja unidades participantes em Campinas
O post EMS, em Hortolândia, é condenada por falha na produção de remédio contra câncer apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
