
A China começa a contabilizar os ganhos comerciais com o prolongado feriado de 9 dias do Festival da Primavera desde ano. Segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua, nos primeiros quatro dias dos festejos, as vendas médias diárias nos principais negócios de varejo e catering aumentaram 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Vários jornais têm noticiado um aumento de gastos, observado pela lotação em restaurantes e shoppings, além do fluxo de viagens pelo país.
O Ministério do Comércio informou que o tráfego e a receita em 78 ruas e distritos comerciais importantes nos três primeiros dias subiram 4,5% e 4,8%, respectivamente.
Leia também: China planeja novas medidas para estimular consumo nos próximos cinco anos
Embora o Festival da Primavera tenha se iniciado oficialmente em 17 de fevereiro – com as comemorações do Ano Novo Chinês, o feriado começou dois dias ante.
Segundo a Xinhua, a onda de gastos misturou tradição com novos hábitos, com plataformas online relatando uma forte demanda por dispositivos inteligentes. As vendas de dispositivos vestíveis nas principais plataformas dispararam 19,7% na comparação ano a ano nos primeiros três dias do feriado, com itens como óculos inteligentes mais que dobrando as vendas, e monitores inteligentes de glicose no sangue subindo quase 50%.
O consumo de turismo doméstico nas principais plataformas aumentou 4,5% na mesma comparação anual, incluindo um aumento de 26% nas reservas de aluguel de carros apenas nos primeiros três dias de festejos.
Leia também: No ano do Cavalo, economia da China terá fôlego para galopar? Como afetará o Brasil
Na província insular de Hainan, no sul, as vendas de isentas de impostos atingiram 970 milhões de yuans (o equivalente a quase US$ 140 milhões), um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior.
Um incentivo veio do programa nacional de troca de bens de consumo. Até 18 de fevereiro, quase 28,4 milhões de consumidores haviam recebido subsídios para substituir produtos antigos por novos este ano, gerando quase 196,39 bilhões de yuans em vendas.
Só as trocas de veículos representaram uma fatia considerável, com vendas atingindo 100,23 bilhões de yuans.
No entretenimento, a bilheteria nos cinemas durante o Festival da Primavera de 2026, incluindo as pré-vendas, já havia ultrapassado 1 bilhão de yuans (cerca de US$ 144 milhões) até a manhã de terça-feira, apenas três dias após o início do feriado de nove dias, segundo dados do setor.
Nos transportes, a previsão é que as viagens por carro devem aumentar 10,8% ano a ano, totalizando 268,75 milhões apenas no domingo, enquanto as viagens ferroviárias e aéreas devem aumentar 4,3% e 6,4%, respectivamente.
A Administração Nacional de Imigração estima que o tráfego diário de passageiros de entrada e saída em todo o país terá uma média de 2,05 milhões diárias durante todo o feriado, um aumento de 14,1% em relação ao ano passado.
The post Febre de consumo (com incentivos) na China marca o Festival da Primavera appeared first on InfoMoney.
