A circulação irregular de veículos de carga em áreas com restrição resultou em 500 infrações expedidas nos últimos cinco meses pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
De agosto a dezembro de 2025, foram registradas 357 autuações. Em janeiro de 2026, já são 206 infrações contabilizadas até o fim do mês.
Segundo a empresa, os dados indicam a eficácia da fiscalização eletrônica na identificação e coibição desse tipo de irregularidade.
Radares passaram a autuar em agosto
Desde agosto do ano passado, dois pontos de radares passaram a identificar e autuar veículos de carga em situação irregular de circulação.
Os equipamentos estão instalados:
- Na Avenida Prestes Maia, no sentido bairro–Centro, antes da Avenida Prefeito Faria Lima;
- Na Avenida Brasil, no sentido bairro–Centro, na altura da Avenida Barão de Itapura.
A fiscalização ocorre na área interna do Anel de Integração Engenheiro Rebouças, onde há restrição para circulação de veículos de carga.
LEIA TAMBÉM: Shopping terá festival de cerveja artesanal gratuito com shows de rock
Segurança viária é o foco
A estratégia adotada pela Emdec tem como objetivo reforçar a segurança viária, evitando a entrada irregular de caminhões em áreas com restrição.
A medida busca reduzir riscos de congestionamentos e acidentes, inclusive envolvendo veículos de passeio e danos à fiação elétrica.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar em local ou horário não permitido com caminhão é infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Como funciona a fiscalização
As imagens são captadas pelos radares, que registram as placas dos veículos em situação irregular.
São autuados veículos com comprimento acima de 6,3 metros que estejam circulando nos horários de restrição e que não tenham solicitado autorização pelo Sistema Observa, plataforma da Emdec responsável pela gestão das autorizações especiais de trânsito.
Placas de sinalização instaladas antes dos pontos de fiscalização informam sobre a proibição de circulação de veículos de carga com comprimento superior a 6,3 metros:
- De segunda a sexta-feira, das 6h às 20h;
- Aos sábados, das 6h às 14h.
Autorizações e exceções
As autorizações para veículos de carga, mudanças, obras ou concretagem possuem validade específica, conforme o período autorizado pelo Sistema Observa.
As regras estão detalhadas nas Resoluções nº 79/2017 e nº 349/2019, que regulamentam a Autorização para ACC (Circulação de Carga) e a ACM (Autorização para Circulação de Morador), destinada ao acesso ao local de guarda do veículo.
Alguns tipos de veículos podem circular nas áreas restritas sem necessidade de autorização, em horários específicos. É o caso de:
- Veículos de concretagem e concretagem-bomba;
- Veículos de imprensa;
- Transporte de caçambas de entulho;
- Transporte de combustível, oxigênio e gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel.
Nessas situações, a circulação é permitida nas áreas internas do Anel de Integração Engenheiro Rebouças e do Distrito de Nova Aparecida:
- De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;
- Aos sábados, das 6h às 9h.
Sistema Observa
O transportador que deseja obter autorização para circulação em áreas restritas pode utilizar o Sistema Observa, disponível no site da Emdec.
A ferramenta também pode ser acessada por aplicativo gratuito nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iPhone).
Além disso, o serviço Campinas na Palma da Mão reúne orientações sobre autorizações de circulação e estacionamento, na seção “Mobilidade e Transporte”.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Fiscalização flagra 500 infrações de caminhões em áreas restritas de Campinas em cinco meses apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
