Um dos grandes sucessos recentes da HBO, a série O Cavaleiro dos Sete Reinos tem conquistado muitos fãs ao mostrar um lado diferente do mundo de Game of Thrones. Em um universo marcado pelo cinismo e por personagens egoístas, Sir Dunk surge como um símbolo do idealismo que deveria ser seguido por todos que ocupam a posição de cavaleiro.
E graças à sua inocência, combinada com uma boa dose de sorte e habilidades marciais, o personagem consegue desafiar o destino e conquistar sucesso. Assim, de certa forma, ele lembra o protagonista de Coração de Cavaleiro, filme de 2001 que entrou recentemente no catálogo do streaming HBO Max.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Coração de Cavaleiro lembra a premissa de O Cavaleiro dos Sete Reinos
Escrito e dirigido por Brian Helgeland, Coração de Cavaleiro acompanha a história do jovem William Thatcher (Heath Ledger), um escudeiro que vê em um torneio a chance de obter grande sucesso. A premissa lembra um pouco a história da Temporada 1 de O Cavaleiro dos Sete Reinos — com a diferença de que seu protagonista sabe bem que não tem como realmente provar que é um cavaleiro.
- No filme de 2001, William decide forjar um atestado de nobreza para participar das competições, o que lhe rende vários problemas e amizades inusitadas;
- Segundo o diretor, Brian Helgeland, sua ideia era apresentar uma história de uma pessoa que queria estar em um lugar ao qual todos diziam que ela não pertence;
- Ele explicou que cogitou chamar Paul Walker (de Velozes e Furiosos) para o papel de protagonista, mas se apaixonou por Ledger assim que conversou com ele;
- A história chama a atenção por misturar elementos do século XIV com caracterizações modernas, incluindo uma trilha sonora com rock dos anos 1970;
- Entre as brincadeiras que o filme faz está colocar um logotipo da Nike na armadura de Willem. “Anos depois, alguém da Nike me disse que eles amaram isso. Eu pensei: ‘poderia ter conseguido tantos tênis de graça’”, brincou o diretor.
Ao The Guardian, Helgeland explicou que, para dar mais realismo às cenas de Coração de Cavaleiro, o filme contou com a ajuda de uma equipe que participava de justas reais. No entanto, o material das lanças foi trocado para impedir que qualquer um se machucasse — o que não impediu Ledger de terminaras filmagens com vários roxos espalhados por seu corpo.
Coração de Cavaleiro deu início à carreira de um ator famoso
Além de Heath Ledger, Coração de Cavaleiro também apresentou ao mundo Paul Bettany. Se hoje ele é um ator reconhecido mundialmente, na época ele tinha dificuldade em conseguir trabalhos — e a Sony queria que ele fosse substituído por Hugh Grant, algo que não agradava ao diretor.
Helgeland explicou que chegou a se recusar a fazer o filme caso Bettany não estivesse no projeto — e, como sua saída implicaria na perda de Ledger, o estúdio concordou com suas condições. Em seu elenco principal, o título também traz nomes como Mark Addy, Rufus Sewell e Alan Tudyk.
Apesar de atualmente ser visto como um clássico moderno, Coração de Cavaleiro teve avaliações medianas na época, com 59% de aprovação no Rotten Tomatoes. Entre as principais críticas direcionadas a ele estão elementos que o ajudaram a se consagrar entre o público, incluindo a trilha sonora de rock e a presença de vários elementos anacrônicos em suas cenas e figurinos.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
