O governo de São Paulo decidiu prorrogar por mais um ano a interdição do Estádio da Mogiana, o Cerecamp (Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador de Campinas), no Jardim Guanabara, em Campinas. A decisão da prorrogação foi publicada na última segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O local está fechado desde 2023 por causa das condições ruins de sua estrutura e dos riscos que ela representa se usada.
“Art. 1º – Prorrogar, por mais 12 (doze) meses, a partir de 02-02-2026 o prazo para sanar as questões emergenciais, designada pela Portaria Administrativa SESP nº 03, de 30 de janeiro de 2023, publicada no D.O.E, de 31 de janeiro de 2023, ante as razões apresentadas”, diz a publicação no Diário Oficial.
A decisão ainda afirma que considerou os seguintes fatores:
Que até a presente data não houve a finalização do projeto de reforma;
O risco aos usuários do local, bem como a impossibilidade de manutenção de condições mínimas para sua utilização;
Que local está disponibilizado ao Fundo Imobiliário do Estado de São Paulo.
Procurada pelo acidade on Campinas, a Secretaria Estadual de Esportes afirmou que a interdição do Estádio da Mogiana será mantida até que ele seja vendido.
“A Secretaria de Esportes informa que o Cerecamp foi interditado em 2023 devido a problemas estruturais da arquibancada. O espaço foi integrado ao Fundo de Investimento Imobiliário de São Paulo (FII-SP) e, por esse motivo, houve a prorrogação da interdição que será mantida até a venda”, disse em nota.
Estado já tentou vender estádio em duas ocasiões
O Estado já tentou vender o estádio duas vezes em leilões, com preços iniciais de quase R$ 28,6 milhões e depois cerca de R$ 25,7 milhões, mas não apareceu nenhum comprador interessado em ambas.
De acordo com a arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso, o lugar é tombado como patrimônio histórico, o que significa que um eventual comprador teria muitas limitações para mexer na estrutura e isso desestimula investimentos.
“Se ele é uma praça esportiva, continua praça esportiva. Então, em um tombamento tão integral assim, o investidor talvez não sinta interesse”, disse a arquiteta.
Segundo ela, o custo elevado de reabilitação também afasta interessados. “Além disso, nós temos áreas aqui dentro colapsando pela falta de conservação. É muito caro você reabilitar um patrimônio que foi abandonado.”
Mesmo diante dos obstáculos, a arquiteta acredita que é possível requalificar o estádio com apoio do poder público.
“Nem tudo é dinheiro. Eu acho que o principal é o legado que deixamos para futuras gerações. Para a Prefeitura é interessante, ela tem parceiros, ela pode requalificar, pode transformar em um grande parque urbano — e eu acho que esse é o caminho mais lógico pra gente preservar a nossa história”, completou.
LEIA TAMBÉM: Supermercado da região é interditado com 400 kg de produtos como carnes e pizzas estragados; dono é preso
De possível sede da Copa a leilões sem lance
O Estádio Dr. Horácio Antônio da Costa foi inaugurado em 1940, construído pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro para os funcionários da empresa. Foi uma das principais praças esportivas da cidade por décadas, a ponto de ser cogitado como sede da Copa do Mundo de 1950. Também recebeu jogos de Corinthians, Fluminense, Flamengo, Atlético Mineiro, além de equipes paraguaias como Libertad e Sol de América.
Em 2019, o estádio foi tombado em duas instâncias: pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), órgão municipal, e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), órgão estadual. Com isso, o imóvel não pode ser descaracterizado. O campo de futebol, as arquibancadas e a função de espaço esportivo devem ser preservados.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Governo de SP prorroga interdição do Estádio da Mogiana, fechado de 2023 apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
