O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, abriu, nesta quinta-feira (19), as inscrições para a primeira “Mostra Nós”, até o dia 24 de fevereiro. O projeto vai premiar trabalhos fotográficos e audiovisuais das favelas brasileiras. São aceitas inscrições de pessoas físicas e coletivos de comunidades periféricas de todo o Brasil.
Na categoria audiovisual, oito filmes com duração de até dez minutos serão selecionados, em gêneros como ficção, documentário e experimental. Já em fotografia, serão escolhidos 25 trabalhos. Podem ser inscritas imagens produzidas por câmeras ou celulares, sem necessidade de serem inéditas. Um júri popular e uma comissão especializada farão a seleção.
Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias, explica como surgiu o projeto:
“A gente tem percebido o potencial existente nos territórios periféricos, nas comunidades brasileiras, e a mostra apresenta um viés, que é o viés artístico e cultural, que é uma dessas frentes que a gente tem percebido um potencial muito grande.”
Ainda de acordo com o secretário, a ideia do ministério é dar continuidade e conectar a mostra a outras iniciativas e frentes de atuação, como as áreas ambiental e de direitos humanos.
A premiação conta com troféu, certificado, exibição em atividades diversas, disponibilização na PerifaFlix e inclusão no Mapa das Periferias.
As inscrições podem ser feitas site mapadasperiferias.cidades.gov.br.
1:40
autor de origem
