A Prefeitura de Campinas divulgou, nesta quinta-feira (19), a conclusão da primeira etapa das obras de reforma e ampliação da unidade do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), localizado na Vila Boa Vista – veja as fotos abaixo.
O objetivo da obra é melhorar as condições de atendimento e abrigo aos cães e gatos em situação de rua, resgatados pelo Samu Animal.
O departamento é da Seclimas (secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Campinas).
LEIA TAMBÉM: Restaurante no Iguatemi é interditado pela Vigilância Sanitária
As próximas três etapas da reforma incluem a modernização da antiga clínica e do canil central, local onde ficam cães mais agressivos, além da reestruturação dos canis e gatis antigos, da área destinada a animais de grande porte e do setor administrativo.
Gatis e canis
Nesta primeira fase, foram construídos:
- Seis novos canis, com 18,7 metros quadrados cada
- Dois novos gatis, com 118,7 metros quadrados cada
Todos contam com solário e área gramada, proporcionando mais conforto e qualidade de vida aos animais
Cada gatil tem capacidade para abrigar até 80 gatos, enquanto cada novo canil comporta até dois cães.

Clínica multiuso
Também foi concluída a reforma e ampliação da clínica veterinária, que passa a funcionar em um prédio multiuso com 336 metros quadrados.
O espaço conta com:
- Área para tratamento ambulatorial
- Consultório
- Nichos destinados à recuperação pós-cirúrgica e outros procedimentos
O investimento na primeira etapa foi de R$ 600 mil, com recursos provenientes de TACs (Termo de Acordo de Compromisso e Termo de Ajustamento de Conduta).
Mobiliário e estrutura
Os novos gatis e canis estão recebendo iluminação e mobiliário, como comedouros, bebedouros, arranhadores para gatos e camas.
Na clínica, estão sendo finalizadas a impermeabilização do piso, a climatização e a instalação do mobiliário. Após essa etapa, cães e gatos serão realocados para os novos recintos.
Estrutura atual do DPBEA
O DPBEA possui área total de 5,7 mil metros quadrados. Atualmente, abriga:
- 65 cães e 70 gatos em Campinas
- Cerca de 320 cães e 25 gatos na unidade de Mairinque
As obras foram divididas em quatro etapas: a segunda fase prevê ampliação do canil central, reformas nos gatis existentes e melhorias nas instalações de cavalos; a terceira inclui construção de clínicas veterinárias com sala de necrotério e espaço adequado para descarte de resíduos médicos contaminantes; e a última etapa será dedicada à reconstrução da ala administrativa do prédio.
Problemas expostos no Departamento
Os problemas estruturais e operacionais do DPBEA foram documentados em vistoria realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do STMC (Serviço Público Municipal de Campinas) em maio.
Na ocasião, foram constatadas infiltrações, medicamentos vencidos, ração roída por roedores, fiação elétrica exposta, locais úmidos e escuros e sobrecarga de trabalho de apenas dois funcionários de carreira responsáveis pela limpeza de baias que abrigavam cerca de 148 animais. A vistoria também apontou falhas no armazenamento de animais mortos, que eram mantidos por tempo excessivo em freezers.
O diretor do sindicato, Afonso Basílio Júnior, afirmou na época que os trabalhadores lidam com risco biológico elevado sem todos os equipamentos de proteção necessários.
“Está tudo quebrado, equipamentos quebrados, locais úmidos e escuros, contaminação por roedores e não tem todo EPI necessário para trabalhar com todo esse risco biológico. Além disso, também tem sobrecarga de trabalho. Nesse dia de hoje, dois operacionais estavam fazendo a lavagem de canis, um trabalho muito pesado. E se essa pessoa adoecer, não tem quem colocar no lugar dela”.
O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Brás Adegas Júnior, declarou à época que a infestação de ratos era acompanhada pela Zoonoses, com controle feito por visitas periódicas.
Sobre o armazenamento de corpos de animais, ele informou que a prática ocorreu em área desativada e que os animais mortos são recolhidos semanalmente, medicamentos vencidos são retirados a cada 15 dias, e a limpeza é realizada duas vezes por dia, com intensificação planejada.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Veja o que foi feito na primeira etapa de obra do Departamento Animal de Campinas apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
