
Uma van que transportava turistas chineses afundou no Lago Baikal, na Rússia, matando oito pessoas na última sexta-feira (20), informaram autoridades. Apenas um dos turistas conseguiu escapar do veículo, que estava cruzando o lago congelado, conforme relato do governador regional de Irkutsk, Igor Kobzev, em uma publicação no Telegram.
O micro-ônibus mergulhou em uma fenda de gelo de 3 metros de largura, informou o Ministério de Emergências da Rússia. O lago tem 18 metro de profundidade no local do acidente. Imagens oficiais mostraram socorristas usando câmeras subaquáticas antes de iniciar uma operação de mergulho.
Segundo a mídia local, o veículo modelo UAZ estava circulando no gelo fora de uma travessia oficial. Na área de movimento havia uma rachadura e uma área com gelo fino, resultando no acidente. Uma investigação criminal para apurar negligência foi aberta. O escritório de turismo de Irkutsk informou no sábado que o passeio de ônibus foi realizado por um operador não registrado.
O Lago Baikal é o lago de água doce mais profundo do mundo e é uma das principais atrações turísticas da Rússia. Segundo a Reuters, o número de visitantes chineses ao país disparou nos últimos anos, após Moscou e Pequim introduzirem um regime mútuo de isenção de vistos.
No inverno, o lago torna-se um destino turístico popular: excursões e rotas de carro são organizadas no gelo. No entanto, a espessura do gelo pode mudar drasticamente devido ao vento, correntes e diferenças de temperatura, além de invernos cada vez mais quentes.
The post Oito pessoas morrem após van com turistas afundar em lago congelado na Rússia appeared first on InfoMoney.
