No sábado (17) e domingo (18) acontece em Atibaia a 18ª edição do Kawasuji Fest, ou seja, um grande encontro nacional da arte do Taiko, tradicional tambor japonês.
O festival acontece no CIEM II e reúne grupos de diversas regiões do país em uma programação que valoriza a cultura, promove intercâmbio artístico e movimenta o turismo local.
O Kawasuji Fest foi idealizado por Yukihisa Oda e Akimassa Aoyama, referências do estilo Kawasuji. Akimassa Aoyama nasceu no Japão, reside em Atibaia e é reconhecido como um dos percursores do Taiko no Brasil.
Este ano, o evento irá reunir 25 grupos participantes de diversas regiões do país.
No sábado (17) a partir das 9h haverá um workshop técnico e artístico, que contará com aproximadamente 400 participantes. O workshop será conduzido pelo Wadan, grupo de grande relevância no cenário do Taiko.
Já no domingo (18) também a partir das 9h, o festival se abre ao público com uma programação especial de apresentações. Os grupos levarão ao palco a força, a disciplina e a expressividade características do Taiko, proporcionando uma experiência cultural intensa e acessível à população e aos visitantes.
As apresentações são gratuitas, mas quem desejar poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível — arroz, óleo ou feijão, dentro do prazo de validade. Não serão aceitos sal e açúcar. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Atibaia.
O XVIII Kawasuji Fest 2026 é realizado pela Associação Academia de Taiko de Atibaia e do grupo Kawasuji Seiryu Daiko da Acenbra, com o apoio do Wadan. O evento conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia e da Associação Hortolândia de Atibaia.
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
