A Prefeitura de Campinas divulgou, nesta quinta-feira (19), o 8º Alerta Arboviroses do ano, que aponta que 33 bairros da cidade estão com alto risco de transmissão de dengue. A cidade já tem 404 casos confirmados da doença em 2026.
De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, ações de controle do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença, a zika e a chikungunya, serão intensificadas.
Veja as regiões com alto risco de transmissão da dengue:
- Leste: Taquaral, Jardim Myrian Moreira da Costa, Parque dos Pomares.
- Noroeste: Jardim Lisa, Jardim Roseira, Jardim Nova Morada, Residencial Parque da Fazenda.
- Norte: Vila Nova Aparecida, Vila Padre Anchieta, Parque Maria Helena.
- Sudoeste: Jardim São Cristóvão, Jardim Adhemar de Barros, Parque das Indústrias, Jardim Planalto de Viracopos, Vila Princesa, Jardim Santo Antônio, Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás, Núcleo Residencial Jardim Santos Dumont, DIC IV.
- Sul: Jardim São José, Jardim Santa Cruz, Jardim das Bandeiras, Jardim do Lago Continuação, Jardim Santa Rita de Cássia, Parque Oziel.
- Suleste: Jardim São Fernando, Jardim Paranapanema, Vila Lemos, Jardim Ouro Branco, Jardim Baronesa, Jardim Leonor, Ponte Preta.
População precisa ajudar
O alerta foi criado para estimular a população a intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É necessário que os moradores da cidade, principalmente das regiões citadas, verifiquem se há criadouros em casa e recebam os agentes que estão trabalhando nas ações.
Para elaborar a lista, a Saúde leva em conta uma série de indicadores, entre eles, incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional e a comunicação sobre ações dos agentes. Um levantamento da secretaria de Estado de Saúde aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.
O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas.
Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso:
- Evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos.
- Vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias e o pratinho deve ser retirado, ou limpo com bucha, água e sabão a cada 7 dias.
- Vedar a caixa d’água.
- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.
LEIA TAMBÉM: Restaurante no Iguatemi é interditado pela Vigilância Sanitária
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
O post Alerta de dengue: 33 bairros estão com alto risco de transmissão; veja regiões apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
