A Porsche nomeou um novo chefe de design, que assumiu o posto no dia 1º de fevereiro. Trata-se de Tobias Sühlmann, 46, ex-diretor de design da McLaren. Ele vai suceder Michael Mauer, 63, que foi responsável pelo visual da Porsche por mais de duas décadas. Com isso, a marca vai passar por uma transição geracional de identidade. No entanto, Mauer vai apoiar o seu sucessor durante um período de transição.
Sühlmann estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Pforzheim, na Alemanha. Ele iniciou sua carreira na Volkswagen, em 2005, antes de se transferir para a Bugatti. O profissional também teve passagens pela Aston Martin, Bentley e estava na McLaren, onde atuava como diretor de design desde 2023.
Trajetória de Michael Mauer na Porsche
Michael Mauer ingressou na Porsche em 2004 como o quarto diretor de design da história da empresa – seus antecessores foram Ferdinand Alexander Porsche, Anatol Lapine e Harm Lagaay. Mauer foi responsável pelo redesenho do Cayenne, do Panamera, do 918 Spyder, além de três gerações do 911. Na visão da marca, outro de seus marcos foi a condução da transição de design da Porsche para a era dos veículos elétricos.
“Michael Mauer marcou uma era na Porsche. Com sua equipe, ele conduziu cuidadosamente o design icônico do 911 para a era moderna, transferindo inequivocamente o DNA de design da Porsche para novas séries de modelos”, afirma Michael Leiters, CEO da Porsche AG, à imprensa.
Leiters continua: “Um Porsche deve agradar a todos os sentidos – esse é o princípio orientador de Michael Mauer. O Panamera é um dos muitos exemplos convincentes. Seu trabalho tem sido um elemento definidor do estilo da marca Porsche e continuará sendo visível no futuro. Agradecemos seu trabalho excepcional e desejamos-lhe tudo de bom para o futuro.”

Mudanças na Porsche
As mudanças na Porsche em 2026 começaram em janeiro, com Leiters assumindo a cadeira de Oliver Blume. O novo comandante da Porsche é outro ex-McLaren, marca onde foi CEO de julho de 2022 a abril de 2025.
Leiters atuou anteriormente como CTO da Ferrari por mais de oito anos e já tem experiência na Porsche AG. Antes de assumir sua posição na Ferrari, ele ocupou cargos na Porsche por mais de 13 anos, sendo o mais recente responsável pelas séries Porsche Macan e Porsche Cayenne.

“Mudanças drásticas nos maiores mercados individuais da Porsche, os EUA e a China, impuseram novas exigências ao nosso modelo de negócios. Por isso, reestruturamos a empresa este ano e expandimos amplamente nossa estratégia de produtos. Com total flexibilidade em termos de transmissão e uma estrutura de custos otimizada, a Porsche está agora em uma posição sólida para o futuro”, disse Oliver Blume, no final de 2025, em relação à situação da Porsche.
Blume, que liderou a Porsche AG como CEO por dez anos, continuará a exercer o cargo de CEO do Grupo Volkswagen.
