Em 2025, a Nissan revelou misteriosas imagens de sua nova minivan compacta de sete lugares, a Gravite. Na verdade, imagens não tão misteriosas e uma minivan não tão nova assim, já que trata-se de uma versão Nissan para a conhecida Renault Triber, um pequeno carro familiar com plataforma de Kwid.
A Nissan Gravite é daqueles curiosos modelos feitos exclusivamente para a Índia, já que acomoda sete pessoas em apenas 3,99 metros de comprimento – no mercado indiano, carros com menos de 4 metros pagam consideravelmente menos impostos. Na prática, são apenas 26 cm a mais do que um Kwid, ou 16 cm a menos do que um VW Tera.
No visual, há um intenso exercício de rebadge que se aproveita da aliança entre Renault e Nissan. Os elementos da francesa dão lugar aos da japonesa, sem deixar evidente que são, no fundo, o mesmo modelo. A dianteira é toda exclusiva, com grades maiores e chamativos apliques em prata e laranja, que fazem parte da edição de lançamento limitada a 1.001 unidades; os faróis têm mesmo formato, mas layout interno diferente.

A traseira acanhada e com para-choque retraído também é semelhante, com uso da mesma tampa do porta-malas e lanternas de mesmo formato, mas iluminação distinta. O para-choque, como na dianteira, tem maior profusão de detalhes. De lado, as novidades ficam para os adesivos “off-road” (que fazem parte da edição de lançamento), as novas rodas e um aplique prateado na proteção plástica das portas.

O interior da Gravite também tem exclusividades, como a porção do painel que contempla as saídas de ar e a central multimídia (de 8 polegadas), e a parte superior, que inclui as saídas de ar laterais. O quadro de instrumentos (digital, de 7 polegadas) e o volante são os mesmos, apenas com alterações de layout.
Entre os equipamentos, a versão mais completa tem, além da multimídia e do quadro digital, um sistema de som JBL, iluminação ambiente, ar-condicionado com purificador de ar, faróis de led, seis airbags e ESP. O espaço interno promete acomodar sete pessoas dispostas em três fileiras (2+3+2).

O porta-malas tem apenas 84 litros com os sete lugares disponíveis, ou 320 litros com seis lugares. Com cinco lugares, ou seja, sem a terceira fileira (que é removível), a capacidade chega aos 625 litros, segundo a Nissan.
A Nissan Gravite também compartilha com a Renault Triber a mecânica, é claro. A minivan é equipada com um motor 1.0 de três cilindros aspirado, com 72 cv e 9,8 kgfm,. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de cinco marchas, e não há dados de desempenho – que, definitivamente, não é foco do modelo.
