A Apple vai investir pesado na fabricação e lançamento de dispositivos de inteligência artificial nos próximos anos, incluindo óculos inteligentes, AirPods e até mesmo pingentes. Os detalhes foram divulgados pelo jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, e expõe o anseio da Maçã neste segmento.
O objetivo primário da companhia é acelerar o desenvolvimento de dispositivos que tenham forte integração com IAs. Esses produtos serão ligados ao ecossistema dos iPhones e dependem de sistemas de câmeras especiais para funcionar. O novo AirPods Pro 3 poderá inclusive utilizar câmeras infravermelhas para auxiliar os usuários.
smart_display
Nossos vídeos em destaque
Por falar no fone de ouvido e o pingente inteligente, esses dois gadgets devem ter uma tecnologia mais simples, com câmeras de baixa resolução. O intuito é apenas ajudar os usuários com recursos de inteligência e não tirar fotografias ou captar vídeos, já que outros dispositivos vão desempenhar essa função.
O óculos inteligente da Meta deve ser um desses aparelhos com forte capacidade para gravar vídeos e tirar fotos. É reportado que os componentes internos do dispositivo serão mais potentes e as câmeras terão um nível de qualidade maior, similar ao que acontece no óculos da Meta.
Óculos inteligente será carro-chefe da Apple
Em uma reunião com funcionários no início de fevereiro, o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que a empresa trabalha nessa nova “categoria de produtos” e se mostrou entusiasmado. Os óculos inteligentes da companhia de Cupertino devem encabeçar essa nova era para a gigante.
- Chamado de N50, o dispositivo já teve inúmeros protótipos distribuídos para os engenheiros da companhia;
- Assim como seus concorrentes, o gadget não terá nenhum display, apenas alto-falantes, microfones e câmeras;
- O objetivo da Apple é oferecer uma qualidade de construção duradoura e tecnologias contundentes na câmera;
- Fontes comentam que a Apple até considerou parcerias com marcas de óculos para a carcaça do aparelho, mas decidiram criar do zero;
- Essa construção é feita através de elementos de acrílico e estará disponível em diversas opções de tamanhos e cores;
- Os óculos terão uma câmera de alta resolução para as fotos e outra para computação, similar ao esquema do Vision Pro;
- Esse equipamento poderia ler textos e convertê-los em conteúdo digital, como olhar um cartaz de um show e adicionar a data no app de calendário;
- Uma versão mais barata e leve do Vision Pro, chamada de N100, teve seu desenvolvimento paralisado no ano passado.
)
Pingente do tamanho de uma AirTag
Informações sobre o AirPods 3 com câmera infravermelha já vazaram nas últimas semanas, mas o pingente terá novidades interessantes. Seja como for, a Apple entende ambos os dispositivos como os “olhos e ouvidos” do celular.
- O pingente será diferente de gadgets como o AI Pin da Humane;
- Esse gadget terá muita compatibilidade com o iPhone, mas também possuirá um chip próprio, similar a um Apple Watch;
- Há um debate interno se esse aparelho deveria ter um alto-falante integrado;
- O tamanho do pingente deve ser parecido com o de uma AirTag e os usuários poderiam usá-lo preso na camisa ou em um cordão;
- Fora esses dispositivos, a Apple também trabalha em uma tela inteligente e um HomePod atualizado;
- Todos esses produtos devem ser integrados com a Siri inteligente, agora planejada para chegar com o iOS 27.
Os óculos inteligentes da Apple devem entrar na fase de produção massiva no fim deste ano, mirando um lançamento para 2027, assim como o pingente. Os novos AirPods 3 revisados devem ser lançados ainda em 2026, já que estão em desenvolvimento há bastante tempo.
Nas próximas semanas a Apple realizará eventos para anunciar o novo iPhone 17e baratinho e um MacBook com chip de celular. Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
