
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, discutiu por telefone com seu homólogo do Irã, Seyed Abbas Araghchi, a situação em torno do programa nuclear iraniano e reafirmou apoio de Moscou a uma solução político-diplomática para o impasse, informou o Ministério das Relações Exteriores russo.
Segundo o comunicado, divulgado após a conversa realizada nesta sexta-feira (20) por iniciativa iraniana, os dois ministros “trocaram opiniões sobre a situação atual em torno do programa nuclear iraniano”, inclusive à luz dos contatos indiretos entre Estados Unidos e Irã realizados recentemente em Genebra.
Trump quer Rússia e China em Conselho da Paz e dá até 15 dias para acordo com Irã
Republicano afirma que “muitos países” querem aderir ao grupo e volta a alertar para “coisas realmente ruins” caso não haja entendimento com Teerã
Trump avalia ataque limitado ao Irã para forçar acordo nuclear, diz WSJ
Opções em estudo vão de uma série de bombardeios pontuais a campanha mais ampla, elevando o risco de escalada militar no Oriente Médio, segundo o Wall Street Journal
De acordo com a nota, “do lado russo foi confirmada a disposição de apoiar o processo de negociações, voltado à busca de soluções político-diplomáticas justas, com respeito aos direitos legítimos do Irã, em conformidade com os princípios do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares”. A ênfase na via negociada ocorre em meio à retomada de tratativas entre Teerã e Washington sobre o chamado dossiê nuclear iraniano.
Na quinta, 19, Irã, China e Rússia iniciaram exercício naval conjunto no Mar de Omã e no norte do Oceano Índico.
As negociações entre representantes iranianos e americanos ocorreram na terça-feira, 17, na missão diplomática de Omã em Genebra. A delegação do Irã foi chefiada por Araghchi, enquanto os EUA foram representados pelo enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff.
Após os encontros, Araghchi classificou as conversas como construtivas e sérias e afirmou que as partes conseguiram definir princípios-chave para trabalhar em um possível acordo. Segundo ele, as delegações retornarão às respectivas capitais para avançar na elaboração de textos e, posteriormente, definir a data de uma terceira rodada.
Além do tema nuclear, Lavrov e Araghchi também abordaram “questões específicas da agenda bilateral de interesse mútuo”, sem detalhar, de acordo com o comunicado russo.
The post Rússia reafirma apoio a solução político-diplomática para crise nuclear de Irã e EUA appeared first on InfoMoney.
