
O treinamento insuficiente da força de trabalho para avançar em projetos de inteligência artificial é um dos aspectos mencionados no documento “Proof over Promise” publicado pelo Fórum Econômico Mundial na última segunda-feira (19). E a demanda por esse tipo de especialização parece estar aumentando.
Dados da plataforma Unico Skill, uma ferramenta de benefício corporativo para formação de cursos livres à pós-graduação, revelam um aumento de 840% nas buscas por formações envolvendo IA de janeiro de 2026 contra janeiro de 2025. Em modalidades mais completas, a plataforma oferece cursos em escolas como IBMEC, Mackenzie e Fundação Dom Cabral.
- Leia também: Backoffice sofre na adoção de IA: só 33% usaram diariamente em 2025, diz pesquisa
- Leia também: Por que o boom tecnológico não deve virar uma nova crise
Em seu relatório detalhando o programa MINDS, que selecionou organizações pioneiras no uso de IA em 2025, o Fórum Econômico destacou uma mudança no momento da aplicação da tecnologia, evoluindo de um período de testes para um momento de execução de projetos.
Entre os desafios para o avanço dos projetos em estágios mais iniciais, o Fórum Mundial destacou a maturidade de dados, infraestruturas de legado governança fragmentada e insuficiência no treinamento de mão de obra. “As organizações mostram que a adoção acelera quanto as iniciativas de IA são desenhadas junto aos funcionários desde o começo”, diz o documento.
“O relatório do WEF destaca que a adoção bem-sucedida da IA começa com as pessoas, e não com a tecnologia isolada. O que estamos vendo em nossa base é a materialização disso: o trabalhador percebeu que, para se manter relevante, precisa dominar a ferramenta”, afirma Joca Oliveira, CEO da Unico Skill.
The post Busca por cursos envolvendo IA aumenta 840% na Unico Skill e sinaliza para tendência appeared first on InfoMoney.
