
A Alphabet, controladora do Google, anunciou nesta quinta-feira (19) uma nova parceria estratégica com a Sea, conglomerado de tecnologia do Sudeste Asiático e proprietário da Shopee. O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para produtos de e-commerce e jogos da companhia.
Como parte da iniciativa, as empresas irão explorar a criação de um protótipo de compras com agentes de IA dentro da Shopee. A ideia é trazer uma experiência de pagamento que permita automatização nas etapas do processo de compra, incluindo a finalização das transações.
Saindo do e-commerce, a Garena, divisão de jogos da Sea (responsável por jogos como Free Fire e Call of Duty: Mobile), também passará a utilizar as soluções de inteligência artificial do Google para aprimorar a experiência dos jogadores e aumentar a produtividade no desenvolvimento e na operação de seus títulos.
“A IA é a próxima grande revolução tecnológica e acreditamos que ela tem um enorme potencial para transformar positivamente nossos negócios e criar valor em nossos mercados”, anunciou o diretor-presidente da Sea, Forrest Li.
O braço de serviços financeiros da Sea, chamado de Monee, também vai colaborar com o Google no protocolo aberto e compartilhado de pagamentos por agentes (Agent Payments Protocol – AP2), com a intenção de explorar um projeto-piloto de uma experiência de pagamento baseada em agentes em suas plataformas.
Essa não é a primeira parceria entre a Sea e o Google, uma vez que as empresas já haviam colaborado na integração entre o programa de afiliados do YouTube Shopping e a Shopee no ano de 2024. Em um primeiro momento, a iniciativa foi lançada no Sudeste Asiático, chegando ao Brasil em 2025 com a expansão do YouTube Shopping no país em parceria não só com a Shopee, mas também com o Mercado Livre.
A integração possibilita que criadores de conteúdo marquem produtos em vídeos longos, transmissões ao vivo, posts e Shorts (plataforma de vídeos curtos do YouTube), permitindo que usuários comprem os produtos anunciados por links direcionados às plataformas de e-commerce.
Na época do lançamento no país, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, disse que o objetivo era aproximar a descoberta de produtos do momento da compra, em múltiplos formatos e dispositivos, inclusive na TV conectada, que já faz parte do hábito de milhões de brasileiros, segundo o executivo.
Conteúdo produzido por Startups
The post Startups: Google e dona da Shopee farão IA para e-commerce e jogos appeared first on InfoMoney.
