
Começam nesta terça-feira os tradicionais festejos pela chegada do ano novo lunar na China. A comemoração do ano novo chinês provoca a maior migração em massa do mundo. De acordo com o jornal inglês The Guardian, são esperadas 9,5 bilhões de viagens no período de 40 dias do Festival da Primavera, número superior ao do ano passado. que foi de 9 bilhões.
Centenas de milhões de pessoas devem fazer viagens para ver a família, o que costuma ser a única ida para casa de parentes no ano. O feriado oficial do Ano Novo Lunar terá nove dias, um a mais do que em 2025. Será o ano do cavalo de fogo que simboliza otimismo e oportunidades e audácia.
E é um período importante para o consumo. Somente o governo central avisou que emitiu mais de 360 milhões de yuans (US$ 52 milhões) em vouchers para o consumidor em fevereiro.
No ano do Cavalo, economia da China terá fôlego para galopar? Como afetará o Brasil
Analistas dizem que governo continuará lutando contra o desequilíbrio entre oferta e demanda, enquanto siderúrgicas e frigoríficos brasileiros podem enfrentar dificuldades
“Não há dúvida de que o [Ano Novo Lunar] proporciona um grande impulso para os varejistas e fornecedores de serviços ao consumidor, que, de outra forma, poderiam ter tido um fevereiro bastante monótono”, disse George Magnus, pesquisador associado do Centro de Estudos da China da Universidade de Oxford, ao The Guardian.
O Ano Novo Lunar é tradicionalmente um momento para reunir a família e trocar presentes — não apenas na China, também em vários outros países asiáticos, como Vietnã e Coreia do Sul, e suas diásporas. Dar dinheiro em envelopes vermelhos continua sendo a forma mais comum de demonstrar apreço, mas a época também é uma oportunidade importante para renovar o guarda-roupa e a casa, livrando-se de qualquer energia estagnada com a chegada do novo ano.
Apesar do ânimo trazido pela esperada alta no consumo durante o feriado, principalmente com a distribuição de presentes, a economia da China ainda sofre com o fato de as famílias chinesas pouparem um terço da sua renda. No ano passado, as vendas no varejo nacional, um indicador de gastos do consumidor, cresceram 3,7%, abaixo da taxa de crescimento geral do PIB de 5%, explica reportagem do The Guardian.
The post China espera recorde de 9,5 bi de viagens no feriado de ano novo, que começa hoje appeared first on InfoMoney.
